quarta-feira, 19 de maio de 2010

NA UNIDADE DOS CRISTÃOS - Vós sois testemunhas destas coisas (Lc 24,48)

1. Abertura
 Silêncio - Oração pessoal

2 - Recordação da vida

Momento para fazer uma reflexão pessoal e lembrar pessoas e acontecimentos recentes e que de alguma forma marcaram sua última semana.


3 - TEMA
DOM DA SABEDORIA
Este dom nos ensina a ser sábios diante da Vida. Sabedoria é ver a história e os acontecimentos com os olhos de Deus. Ela desperta o gosto pelas coisas de Deus e ilumina nosso caminho.


4 - Rezando com o Salmo 67

REINOS DA TERRA, CANTAI AO SENHOR

Eis que Deus se põe de pé e os inimigos se dispesaram!
Fogem longe de sua face os que odeiam ao Senhor!
Como a fumaça se dissipa, assim também os dissipais,
Como a cera se derrete ao contato com o fogo,
Assim pereçam os iníquos ante a face do Senhor!

Mais os justos se alegram na presença do Senhor,
Rejubilam satisfeitos e exultam de alegria!
Cantai a Deus, a Deus louvai,
Cantai um salmo em seu Nome!
O seu nome é o Senhor:
Exultai diante dele!

Dos órfãos Ele é Pai e das viúvas protetor;
É assim o nosso Deus em sua santa habitação.
É o Senhor quem dá abrigo, dá um lugar aos deserdados,
Quem liberta os prisioneiros e os sacia com fartura.


 5 - Evangelho de João 16,29-33 

Naquele tempo, os discípulos disseram a Jesus: "Eis, agora fala claramente e não usas mais figuras. Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isso cremos que vieste da parte de Deus". Jesus Respondeu: "Credes agora? Eis que vem a hora - e já chegou- em que vos dispersareis, cada um para o seu lado, e me deixareis só. Mais eu não estou só, porque o Pai está comigo. Disse-voz estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! eu venci o mundo!" 

6 - Meditação
Após a leitura, momento de silêncio para reflexão. As perguntas abaixo podem orientar a reflexão.

- O que chamou a atenção no Evangelho?
- Por que Jesus diz que não está só? Quem estaria com Ele?
- Como unir o dom da Sabedoria com o Evangelho de hoje?

7 - Preces


É o momento de transformar a  palavra e as reflexões em Oração.
colocar diante de Deus aquilo que brotou em seu coração durante a reflexão e/ou no momento de reflexão da vida.


8 - Momento Mariano


A minha alma engrandece o Senhor e se alegrou o meu espírito em Deus meu salvador.

Pois Ele viu a pequenez de sua serva, desde agora as gerações hão de chamar-me de Bendita.

O poderoso fez em mim maravilhas, e santo é o seu nome.

Seu Amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam.

Demonstrou o poder de seu braço e dispersou os orgulhosos.

Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou.

De bens saciou os famintos e despediu sem nada os ricos.

Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor.

Como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos para sempre.

Ave Maria, cheia de graças ....
Glória...

9 - Oração Final

Deus, nosso criador, nós ti louvamos por todos os que dão testemunhas de sua fé em palavras e atos. Vivendo plenamente a vida, encontramos tua amorosa presença nas muitas experiências que nos ofereces. Que o nosso testemunho comum de celebração da vida nos una no louvor a ti, autor de toda a vida. Por Cristo nosso Senhor. Amém

O Deus que derramou em nossos corações o seu Espírito materno nos encha de alegria e consolação: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém




(Este roteiro foi elaborado pela equipe do "Liturgia diária" das editoras Paulus e Paulinas. Publicado no mês de maio de 2010. 
Neste Blog, o roteiro foi apenas adaptado para oração pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário