sexta-feira, 21 de maio de 2010

NA UNIDADE DOS CRISTÃOS - VÓS SOIS TESTEMUNHAS DESTAS COISAS (Lc 24,48




1 - Abertura (Silêncio - Oração pessoal )




2 - Recordando a Vida

Fazer uma reflexão pessoal e lembrar pessoas e acontecimentos recentes e que de alguma forma marcaram sua última semana.

3 - TEMA
DOM DO CONSELHO 
este dom nos ensina a estar abertos à graça e à ação de Deus, que nos orienta no caminho da vida. A medida que nos abrirmos à graça divina, mais sábios nos tornaremos e melhores conselheiros seremos.



4 - Rezando com o Salmo 67


REINOS DA TERRA, CANTAI AO SENHOR

Eis que Deus se põe de pé e os inimigos se dispesaram!
Fogem longe de sua face os que odeiam ao Senhor!
Como a fumaça se dissipa, assim também os dissipais,
Como a cera se derrete ao contato com o fogo,
Assim pereçam os iníquos ante a face do Senhor!

Mais os justos se alegram na presença do Senhor,
Rejubilam satisfeitos e exultam de alegria!
Cantai a Deus, a Deus louvai,
Cantai um salmo em seu Nome!
O seu nome é o Senhor:
Exultai diante dele!

Dos órfãos Ele é Pai e das viúvas protetor;
É assim o nosso Deus em sua santa habitação.
É o Senhor quem dá abrigo, dá um lugar aos deserdados,
Quem liberta os prisioneiros e os sacia com fartura.

5 - Evangelho de João 17, 11-19

Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos para o céu e rezou, dizendo: "Pai santo, guarda-os em teu nome, o que me deste, para que eles sejam um assim como nós somos um. Quando eu estava com eles, guardava-os em teu nome, o que me deste. Eu guardei-os e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para se cumprir a Escritura. Agora, eu vou para junto de ti e digo estas coisas, estando ainda no mundo, para que eles tenham em si a minha alegria plenamente realizada. Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os rejeitou, porque não são do mundo, como eu não sou do mundo. Não te peço que os tire do mundo, mas que os guarde do maligno. Eles não são do mundo, como Eu não sou do mundo. Eu me consagro por eles, afim de que eles também sejam consagrados na verdade."

6 - Meditação
Após a leitura, momento de silêncio para reflexão. As perguntas abaixo podem orientar a reflexão.

- O que chamou a atenção no Evangelho?
- Por que e para quem Jesus reza?
- Como unir o dom do Conselho com o Evangelho de hoje?

7 - Preces 

É o momento de transformar a  palavra e as reflexões em Oração.
colocar diante de Deus aquilo que brotou em seu coração durante a reflexão e/ou no momento de reflexão da vida.


8 - Momento Mariano



A minha alma engrandece o Senhor e se alegrou o meu espírito em Deus meu salvador.

Pois Ele viu a pequenez de sua serva, desde agora as gerações hão de chamar-me de Bendita.

O poderoso fez em mim maravilhas, e santo é o seu nome.

Seu Amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam.

Demonstrou o poder de seu braço e dispersou os orgulhosos.

Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou.

De bens saciou os famintos e despediu sem nada os ricos.

Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor.

Como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos para sempre.

Ave Maria, cheia de graças ....
Glória...

9 - Oração Final


Senhor Jesus, Bom Pastor, tu nos encontras e permanece conosco na vida diária. Oramos pela graça de estar consciente de tudo que fazes por nós. Pedimos que nos prepare para estarmos abertos a tudo o que ofereces e que nos conduza unidos num só rebanho. Tu, que vives e reinais para sempre. Amém

O Deus que derramou em nossos corações o seu Espírito materno nos encha de alegria e consolação: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém



(Este roteiro foi elaborado pela equipe do "Liturgia diária" das editoras Paulus e Paulinas. Publicado no mês de maio de 2010. 
Neste Blog, o roteiro foi apenas adaptado para oração pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário