quinta-feira, 20 de maio de 2010

NA UNIDADE DOS CRISTÃOS - VÓS SOIS TESTEMUNHAS DESTAS COISAS (Lc 24,48)


1 - Abertura 


Silêncio - Oração pessoal 


2 - Recordando a Vida


Momento para fazer uma reflexão pessoal e lembrar pessoas e acontecimentos recentes e que de alguma forma marcaram sua última semana.

3 - TEMA
DOM DA INTELIGÊNCIA
Inteligente é a pessoa que está com os pés no chão e sabe discernir o que acontece em sua volta.
O dom da inteligência nos ajuda a perceber o que é a favor da vida ou contra a vida.


4 - Rezando com o Salmo 67


REINOS DA TERRA, CANTAI AO SENHOR

Eis que Deus se põe de pé e os inimigos se dispesaram!
Fogem longe de sua face os que odeiam ao Senhor!
Como a fumaça se dissipa, assim também os dissipais,
Como a cera se derrete ao contato com o fogo,
Assim pereçam os iníquos ante a face do Senhor!

Mais os justos se alegram na presença do Senhor,
Rejubilam satisfeitos e exultam de alegria!
Cantai a Deus, a Deus louvai,
Cantai um salmo em seu Nome!
O seu nome é o Senhor:
Exultai diante dele!

Dos órfãos Ele é Pai e das viúvas protetor;
É assim o nosso Deus em sua santa habitação.
É o Senhor quem dá abrigo, dá um lugar aos deserdados,
Quem liberta os prisioneiros e os sacia com fartura.

5 - Evangelho de João 17, 1-11

Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao céu e disse: "Pai, chegou a hora. Glorifica teu Filho, para que o teu Filho te glorifique a ti e, porque lhe deste poder sobre todo homem, ele dá a vida eterna a todos aqueles que lhe confiaste. Ora, a vida eterna é esta: Que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo. Eu te glorificarei na terra e levei a termo a obra que me deste para fazer. E agora, Pai, glorifica-me junto de ti, com a glória que eu tinha junto de ti antes que o mundo existisse. Manifestei o teu nome aos homens que tu me  deste do meio do mundo. Eram teus e tu os confiaste a mim, e eles guardaram a tua palavra. Agora eles sabem que tudo quanto me deste vem de ti, pois dei-lhes as palavras que tu me deste, e eles as acolheram e reconheceram verdadeiramente que eu saí de ti e acreditaram que tu me enviaste. Eu te rogo por eles. Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. Tudo que é meu é teu e tudo o que é teu é meu. E eu sou glorificado neles. Já não estou no mundo, mas eles permanecem no mundo, enquanto eu vou para junto de ti. 


6 - Meditação
Após a leitura, momento de silêncio para reflexão. As perguntas abaixo podem orientar a reflexão.

- O que chamou a atenção no Evangelho?
- O que Jesus pede nesse evangelho?
- Como unir o dom da Inteligência com o Evangelho de hoje?

7 - Preces


É o momento de transformar a  palavra e as reflexões em Oração.
colocar diante de Deus aquilo que brotou em seu coração durante a reflexão e/ou no momento de reflexão da vida.


8 - Momento Mariano






A minha alma engrandece o Senhor e se alegrou o meu espírito em Deus meu salvador.



Pois Ele viu a pequenez de sua serva, desde agora as gerações hão de chamar-me de Bendita.



O poderoso fez em mim maravilhas, e santo é o seu nome.



Seu Amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam.

Demonstrou o poder de seu braço e dispersou os orgulhosos.

Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou.



De bens saciou os famintos e despediu sem nada os ricos.



Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor.

Como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos para sempre.

Ave Maria, cheia de graças ....
Glória...

9 - Oração Final


Deus da história, nós te agradecemos por todos os que têm partilhado  conosco a sua história de fé e dado testemunho da tua presença em suas vidas.  Nós te louvamos pela variedade de nossas histórias, pessoais e da Igrejas. Nessas histórias, vemos o desenvolvimento da única história de Jesus Cristo. Pedimos coragem e convicção para partilhar nossa fé  com aqueles com quem nos pomos em contato e assim possibilitar que a tua palavra chegue a todos. Por Cristo Nosso Senhor. Amém

O Deus que derramou em nossos corações o seu Espírito materno nos encha de alegria e consolação: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém




(Este roteiro foi elaborado pela equipe do "Liturgia diária" das editoras Paulus e Paulinas. Publicado no mês de maio de 2010. 
Neste Blog, o roteiro foi apenas adaptado para oração pessoal)


Nenhum comentário:

Postar um comentário